quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como Evitar Acidentes Domésticos com Crianças

Os acidentes domésticos figuram entre as principais causas de morte na infância, além de serem a origem de invalidez em inúmeras crianças.
Estudos indicam que os acidentes domésticos matam um bebê por dia, no Estado de São Paulo.
De acordo com especialistas em saúde na infância, os acidentes mais comuns envolvendo crianças são provocados por quedas, armas de fogo, afogamentos, engasgos, queimaduras, envenenamentos, sufocação e falta de segurança no transporte. Muitos deles, poderiam ser evitados.
Dos 0 aos 6 meses, a criança precisa de proteção o tempo todo e os acidentes tendem a ocorrer mais freqüentemente quando ela adquire o hábito de se virar, engatinhar e pegar objetos.
O site Criança Segura apresenta uma série de prevenções para garantir a segurança das crianças.
Veja algumas prevenções.



Escadas
Não permita que crianças brinquem em escadas. Também é importante instalar portões nas duas extremidades, para que as crianças não tenham acesso sozinhas.

Janelas
Instale grades ou redes nas janelas. Também é importante evitar móveis posicionados embaixo de janelas, para que as crianças não escalem os objetos e alcance-as.

Água da Banheira
Antes de dar banhos em bebês e crianças, verifique a temperatura da água da banheira. Coloque primeiro a fria e, depois, adicione a quente; em seguida, misture bem para garantir uma temperatura homogênea. Você pode utilizar o seu próprio cotovelo ou o dorso de sua mão para sentir se a água está apropriada para a pele sensível da criança.

Piscina
O ideal é que sempre tenha um adulto supervisionando as crianças, além da utilização de coletes salva-vidas. Também providencie grades nos entornos, para que elas não tenham acesso à piscina sem um responsável.

Alimentos
Nunca deixe alimentos em grãos, pequenos e duros, ao alcance das crianças pequenas, pois, elas podem leva-los á boca e se engasgar. Na hora das refeições, procure cortar os alimentos em pedaços bem reduzidos ao oferecer aos pequenos.

Sono do Bebê
Bebês saudáveis devem dormir de barriga para cima, em colchões firmes e cobertos até a altura do peito, para evitar que se virem e se sufoquem.

Brinquedos
Ofereça brinquedos com o selo do Inmetro e de acordo com a idade da criança. É importante também ter sempre a supervisão de um adulto na hora das brincadeiras.

Armas de Fogo
Não tenha armas em casa. Se sua profissão exigir que leve armas de fogo para casa, por exemplo, guarde-as fora do alcance de crianças, descarregadas, em locais trancados e separados da munição.

Veja outros tipos de prevenção no site Criança Segura clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário